WhatsApp Image 2022-08-18 at 10.50.48

“A Belcar é referência de atendimento”

 

>> O  COO da Volkswagen do Brasil (chefe de operações) concedeu uma entrevista ao nosso site onde ele fala dos novos rumos da companhia e a importância da Belcar Veículos como referência de atendimento na rede de concessionárias do país. Ele participou da reinauguração da nova loja, em frente ao Detran, na Vila Canaã, que foi repaginada com o New Brand Design da montadora adotado em todo o mundo. O dirigente falou da importância da Belcar Veículos como referência de atendimento da região, destacando a parceria que já dura décadas contemplada com alta performance de vendas. 

 

O nosso entrevistado passou a comandar os negócios no Brasil, após o argentino Pablo Di Si, responsável pelas operações da marca na região, ser nomeado a um novo cargo: chairman (presidente) executivo na América Latina.

 

Possobom assumiu a chefia de operações (Chief Operating Officer, ou COO) no Brasil, cargo que vai acumular com a função de vice-presidente de finanças e estratégias de TI, que desempenha desde 2019 no grupo.

 

Antes de chegar à Volkswagen, ele passou, entre outros cargos, por departamentos financeiros da Nissan, no Japão, e da Renault, na França.

 

ACOMPANHE A ENTREVISTA:

 

Paulo Menegazzo News – O Sr. foi designado pela Volkswagen do Brasil para implantar em toda a rede de concessionárias do país, o projeto New Brand Design. O que significa esse novo conceito de investimento da Companhia nesse momento?

 

Ciro Possobom – A Volkswagen está trazendo para o Brasil e para o mundo um novo conceito de concessionária denominado  New Brand Design. Estamos adaptando as lojas da nossa rede para esse modelo que dá prioridade ao atendimento, onde o cliente é a chave do negócio, a peça mais importante do tabuleiro de negócios. Quando ele (o cliente) chega à concessionária para comprar um carro, ele tem que ser bem recebido, encontrar acomodações confortáveis, com cores vibrantes, ar-condicionado (principalmente em Goiânia), serviço de café e um pós venda sempre atentos ao retorno necessário.  É o que chamamos de uma nova acolhida.

 

Esse investimento que a Volkswagen está aplicando seria uma tendência para o exclusivo mercado Premium?

 

Ciro Possobom – O perfil da Volkswagen é manter o atendimento personalizado para todos os tipos de clientes, seja para aquele que vai adquirir um VW Gol, seja para aquele que procura por uma picape VW Amarok. Não fazemos essa distinção. A VW pretende acolher a todos da mesma maneira.

 

Existe uma tendência mundial de reduzir a produção de carros movidos a combustíveis fósseis, devido à escassez e conflitos em torno do petróleo. Os carros elétricos são a bola da vez. Até que ponto essa mudança vai afetar a produção da Volkswagen? Qual avaliação que o Sr. faz dessa guerra de interesses?

 

Ciro Possobom – Você falou bem. O que existem sãos as pressões de cada continente no mundo dos negócios. A Europa defende a eletrificação dos carros, nos Estados Unidos há o movimento dos carros elétricos e híbridos com incentivo do Governo. Acho que essa tecnologia vai demorar um pouco mais para chegar ao Brasil.

A Volkswagen está preparada hoje para atender a todos os tipos de carros a combustão, flex, híbridos e elétricos. Para você ter uma idéia o nosso carro a etanol tem o mesmo grau de emissão de CO2 que o carro elétrico da Europa. Portanto são paradigmas que cada continente defende de acordo com os seus interesses.

 

Com tanta tecnologia embarcada presente nos super modelos da Volkswagen, quem diria, o VW Gol é hoje o carro de entrada mais vendido do país. Como o Sr. explica esse fenômeno?

 

Ciro Possobom – O Gol é um clássico da história automobilística, tem performance inigualável, segurança, rigidez... É um carro que entrega ao cliente o que ele gosta e fica ainda mais satisfeito na hora da revenda. Estão fazendo um ótimo trabalho com o modelo neste ano.

 

A Belcar Volkswagen é uma referência da marca em Goiás. Qual a importância da empresa para os negócios da companhia aqui no Estado?

 

A Belcar é um parceira de muitos anos da Volkswagen, eles têm realizado um trabalho excelente, moderno, tanto na performance de vendas como no atendimento ao cliente, o que a gente presa muito, ela é uma referência para o Brasil. Esse investimento que a Belcar fez no projeto New Brand Design demonstra um comprometimento da empresa com a montadora, com os produtos, e com o executivos da montadora, gostamos muito do que está sendo feito. Fiz questão de trazer toda a equipe para prestigiar essa conquista

 

A crise da falta de chips e semicondutores afetou a produção da indústria automotiva mundial nos últimos dois anos por conta da pandemia da Covid-19. Como a Volkswagen está passando por esse período?

 

Todo o setor automotivo está passando por dificuldades diante da crise de semicondutores para a indústria, o primeiro semestre deste ano foi muito difícil, mas a Volkswagen não sofreu tanto, acredito que essa questão vai se estender por 2022, 2023? Vai resolver? Acredito que não.

 

 

Apesar da crise que a humanidade está passando, o Sr. parece estar otimista?

 

Eu sou otimista. Temos tudo para dar certo, uma boa marca, bons produtos e uma bela loja.

 

Foto: Possobom e Menegazzo na reinauturação da nova loja da Belcar Volkswagen da Vila Canaã, em Goiânia

 


VOLKSWAGEN DO BRASILNEW BRAND DESIGNBELCAR VEÍCULOSCIRO POSSOBOMCLAUDIONOR FERNANDESSHIRLEY LUIZA LEAL