
O principal lançamento da marca neste ano
>> O novo modelo SUV-cupê da Fiat com três versões e dois motores, 1.0 turbo de 130 cv e 1.3 de 185 cv, chega para desafiar a concorrência tanto pelo preço, como pelo ótimo acabamento
Os diretores do Grupo Belcar, Claudionor Fernandes e Shirley Luiza Leal prestigiaram a apresentação oficial do Fiat Fastback, dia 14, em rede nacional, com eventos realizados nas duas lojas, Vila Canaã e BR-153. Em um telão instalado para a imprensa e convidados, dirigentes da montadora revelaram alguns detalhes do novo carro.
O SUV-cupê terá a mesma plataforma MLA do Pulse, uma evolução da arquitetura de Argo e Cronos. Isto permite que seja feito na mesma linha de montagem em Minas Gerais. O modelo 1.0 turbo de 130 cv tem câmbio CVT de 7 marchas sincronizadas e o 1.3, de 185 cv, 6 marchas.
De acordo com os testes oficiais do governo, através do Inmetro, o carro faz até 13,9 km/litro. As configurações mais caras adotarão o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, o mesmo usado na linha da Jeep, no entanto com um câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque. Com esta motorização, o SUV-cupê fará até 13,6 km/litro.
Será o principal lançamento da marca para este ano, mas não o último. Ainda veremos o Pulse Abarth, versão esportiva baseada no SUV compacto, prometida para o final do ano, equipada com o mesmo 1.3 turbo de 185 cv que estará sob o capô do Fastback.
PREÇOS E VERSÕES
Fiat Fastback Audace T200 CVT – R$ 129.990
Fiat Fastback Impetus T200 CVT – R$ 139.990
Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 AT – R$ 149.990
Fiat Fastback Impetus T200 CVT 2023
O Fiat Fastback Impetus vem com o mesmo motor 1.0 Turbo (T200 Flex) da versão de acesso, com 130 cv e 200 Nm de torque quando abastecido com etanol. Com gasolina a potência é de 125 cv. Esse motor está associado com uma transmissão automática CVT de 7 marchas simuladas.
O conjunto acelera o Fastback de 0 a 100 km/h em 9.7 segundos com gasolina, e 9,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 190 km/h e 193 km/h, respectivamente.
Em relação ao consumo, segundo o INMETRO, no ciclo urbano: 11,3 km/l (gasolina) / 8,1 km/l (etanol). Já em rodovia ele percorre (gasolina) / 9,7 km/l (etanol).
As dimensões são as mesmas do Audace, ou seja, 4,43 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, e 1,54 metros de altura.
A distância entre-eixos é de 2,53 metros, e a altura livre do solo de 19,2 cm.
Nesta versão ele vem com rodas de 18 polegadas montadas em pneus 215/45 R 18.
O Fiat Fastback Impetus traz como itens de série todos os equipamentos da Audace, ou seja, ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis).
Ainda em termos de segurança, o Impetus contempla controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.
Entretanto, ele acrescenta bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto.
Ele traz, ainda, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18", retrovisores externos com rebatimento elétrico.
Por fim, ele adota tapetes de carpete e painel de instrumentos 7" Full Digital.
A central multimídia desta versão é com tela de 10,1" com Apple Carplay e Android Auto sem fio.
Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus): Fiat Fastback Impetus T200 Flex CVT - R$ 139.990
A garantia é de três anos. E oferece três opções de pacotes de manutenção.
Ficha Técnica
FIAT FASTBACK IMPETUS
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 3 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm Torque máximo (ABNT): 200 Nm / 20,4 kgfm (gasolina/etanol) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: 1
Alimentação
Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Bosch, injeção direta
Combustível: Gasolina/etanol
Transmissão
Câmbio automático CVT: 7 Marchas
Tração: Dianteira
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com regulagem automática
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora Amortecedores: Hidráulicos e telescópico de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro: 10,7 m
Rodas
Medida: 7,0” x 18”
Pneus: 215/45 R18
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.262 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.427 mm
Largura do veículo: 1.774 mm
Altura do veículo: 1.545 mm
Distância entre-eixos: 2.533 mm
Bitola dianteira: 1.491 mm
Bitola traseira: 1.511 mm
Ângulo de entrada: 20,4°
Ângulo de saída: 24,3°
Vão livre entre os eixos: 218 mm
Altura mínima do solo: 192 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 190,0 km/h (gasolina) / 193,0 km/h (etanol) 0 a 100 km/h: 9,7 s (gasolina) / 9,4 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 11,3 km/l (gasolina) / 8,1 km/l (etanol) Ciclo estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)
Fotos
O jornalista Paulo Menegazzo buscou as primeiras impressões sobre o novo cupê da Fiat com os dirigentes do Grupo Belcar. O diretor Claudionor Fernandes enalteceu a qualidade do veículo e seu acabamento, enquanto Shirley Luiza Leal destacou que os 20 carros disponbilizados para o lançamento, todos já foram comercializados.