pulse-abarth-galeria1

 

Modelo chega acelerando de 0 a 100 em 7,6 s e preço de R$ 149.990

 

>> Depois do lançamento do  Fiat Fastback, a Belcar Fiat revela mais uma belíssima e veloz versão do Fiat Pulse, agora Abarth, sinônimo de alta performance e velocidade. Com desempenho de sobra, é o primeiro SUV nacional com a marca do escorpião. O evento reuniu convidados, amigos e a imprensa para desvendar a alta performance do veículo. Um show de tecnologia embarcada para os amantes da velocidade. 

 

O modelo impressiona pelo design e pela quantidade de emblemas.  Eles estão na traseira, na grade, nos para-lamas dianteiros, rodas e até no volante. A única menção à Fiat fica no detalhe da grade, com a bandeira trazendo as cores da Itália (verde, branco e vermelho) sobre o antigo emblema da empresa, como tem sido visto nos demais carros da marca. O Abarth traz ainda uma faixa vermelha na dianteira, que troca de cor caso a carroceria seja vermelha.

 

ESCAPE COM PONTEIRA DUPLA

 

O novo modelo da Fiat tem um design diferenciado, com o para-choque dianteiro exclusivo e seguindo o que foi visto no Fastback Limited Edition By Abarth. A grade também é só do Pulse Abarth, assim como o para-choque traseiro com um difusor de ar e saída de escape de ponteira dupla. Os apliques plásticos nas caixas de rodas recebem pequenos elementos em baixo-relevo na dianteira. As rodas de 17 polegadas serão oferecidas apenas na versão Abarth, com tala de 7 polegadas e calçadas por pneus 215/50.

 

CAPRICHO INTERIOR

 

Vale a pena conferir. Por dentro, há mais uma imersão em menções à Abarth, com o escorpião da marca aparecendo no volante e nos bancos, além de entregar uma plaqueta no painel alusiva à versão. A soleira da porta tem a inscrição "Pick your poison" e, assim como o botão "Poison" substituindo o Sport no volante, fazem menção ao escorpião novamente.

 

Em termos de equipamentos de série, o Pulse Abarth está mais próximo à versão Impetus 1.0 turbo, já trazendo itens como painel de instrumentos digital, ar-condicionado automático digital, multimídia com tela de 10,1 polegadas, faróis de LEDs, chave presencial, frenagem autônoma de emergência e aviso de mudança involuntária de faixa, entre outros.

 

FREIO DE ESTACIONAMENTO

 

Porém, também traz alguns elementos que não são encontrados em outras versões do Pulse. Entre elas, fica o destaque para o freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold.

 

Bancos de Couro - Os bancos de couro também receberam um pouco mais de suporte nas laterais para segurar melhor os ocupantes nas curvas.

 

Painel - O painel digital de instrumentos pode ser o mesmo de outras versões, mas recebe configurações e grafismos exclusivos na versão Abarth, como o medidor de pressão de turbo, por exemplo.

 

Motor - E claro que precisamos falar do motor 1.3 turbo. Vindo dos carros grandes do Grupo Stellantis, é o segundo desta plataforma a utilizá-lo. É o mesmo propulsor utilizado no Jeep Renegade e picape Fiat Toro. Seus números são os mesmos de sempre, mas com alguns acertos exclusivos.  No Pulse Abarth, permanece entregando até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com etanol.

 

MODO POISON É ULTRA RÁPIDO

 

Entre as mudanças exclusivas para a versão Abarth, o carro recebeu calibrações específicas e o modo Poison, mais esportivo que o botão Sport dos demais Pulse. Nele, a resposta do acelerador é mais rápida e mudam-se os parâmetros de atuação do sistema MultiAir de comando de válvulas.

 

O Pulse Abarth é o único Pulse com câmbio automático de 6 marchas convencional, não CVT,

que também foi recalibrado para maior desempenho nas trocas e reduções de marcha.

 

Outra mudança do modo Poison é que atuação do controle de estabilidade fica mais permissiva sem estar completamente desligada.

 

SUSPENSÃO MAIS BAIXA

 

Nas medidas, o Fiat Pulse Abarth tem 4.115 mm de comprimento, 1.777 mm de largura, 1.544 mm de altura e 2.532 mm de entre-eixos. Objetivamente, a mudança que interessa é que a suspensão está 10 mm mais baixa. Pesando 1.281 kg em ordem de marcha, a marca declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima de 215 km/h.

 

ALTERAÇÕES DINÂMICAS

 

E para conseguir domar a versão Abarth com todo o desempenho extra na comparação com os modelos 1.0 turbo, a Fiat fez uma série de alterações dinâmicas no Pulse. As molas e amortecedores são exclusivos e 13% mais firmes, enquanto a barra estabilizadora dianteira está 20 mm maior em diâmetro.

 

CAIXA DE DIREÇÃO MAIS RÁPIDA

 

Os discos de freio dianteiros são os mesmos do Fastback Limited Edition By Abarth, mas com calibração específica. A caixa de direção também foi revisada para ser mais rápida e firme. Na traseira, porém, permanecem os tambores de freio.

 

RONCO MAIS BONITO  COM SISTEMA DE ESCAPE DIFERENCIADO

 

Somente no desenvolvimento do sistema de escape, a engenharia da Fiat testou nada menos que 8 versões diferentes do escape por milhares de quilômetros até chegar num resultado que entregasse um ronco mais bonito, que não incomodasse no uso normal e ainda atendesse às normas de emissões de ruídos e poluição. E vamos lembrar que o Pulse é o primeiro SUV da marca.

 

O Pulse Abarth não deixa dúvidas de que é o carro mais rápido a usar o motor 1.3 turbo da Stellantis, com acelerações fortes nas arrancadas e retomadas. O acerto de câmbio também está bom e, no modo mais esportivo, faz as reduções na hora certa e para a marcha certa, mesmo que signifique espetar uma primeira marcha numa curva mais fechada.

 

O Pulse Abarth não deixa dúvidas de que é o carro mais rápido a usar o motor 1.3 turbo da Stellantis, com acelerações fortes nas arrancadas e retomadas

 

E é essa mescla de praticidade e desempenho que deve conquistar os compradores.

 

CONHEÇA UM POUCO MAIS DE CARLOS ALBERTO ABARTH

 

O austríaco Carlo Alberto Abarth (1908-1979) nasceu e faleceu em Viena, aos 71 anos. Foi um piloto de motociclismo e empresário. Mudou de nacionalidade tornando-se um cidadão italiano.

 

Abarth nasceu em Viena, quando o território era ainda o Império Austro-Húngaro. Quando jovem, ele trabalhou para Carrozzeria Castagna na Itália (1925-27), desenhando chassis de motocicletas e bicicletas. De volta à Áustria, ele trabalhou para a Motor Thun e Joseph Opawsky (1927-1934) e também participou de competições de motovelocidade vencendo sua primeira corrida com uma James Cycle em Salzburgo em 29 de julho de 1928). Como piloto, foi campeão Europeu por cinco vezes. Depois de um sério acidente em Linz ele abandonou as corridas de motocicletas.

 

Cidadão italiano

 

Abarth mudou-se permanentemente para a Itália em 1934, onde encontrou o genro de Ferdinand Porsche, Anton Piëch, e casou com sua secretária. Abarth ficou um longo tempo hospitalizado e teve o fim de sua carreira, devido a um acidente na corrida na Jugoslávia (1938). Após isso, ele mudou-se para Merano, onde tinha origem a partir de seus antepassados. Abarth conheceu a família de Tazio Nuvolari e ficou amigo da família de Ferry Porsche, e com o engenheiro Rudolf Hruska e Piero Dusio, ele criou a Compagnia Industriale Sportiva Italia (CIS Italia, depois chamada Cisitalia), tendo ajuda da Porsche Konstruktionen (1943-48). O primeiro automóvel resultado desta cooperação foi bastante conhecido "Tipo 360" ; F1 protótipo . A "CIS Italia" terminou o projeto com Dusio quando mudou-se para Argentina (1949).

 

Nasce a Abarth & Co.

 

Carlo Abarth fundou a Abarth & Co. com Armando Scagliarini (pai do piloto de corrida Guido Scagliarini) em Turin (31 de Março 1949), usando o signo astrológico de Escorpião, como logo da companhia. A companhia fez carros de corridas, e se tornou um importante fornecedor de peças de alta performance, que ainda estão em produção como "Abarth".

 

Carlo Abarth estabeleceu vários recordes de velocidade no Autodromo Nazionale Monza (20 de Outubro de 1965).

  

Vendeu a companhia em 31 de Julho de 1971 para a Fiat e retornou para Viena, onde faleceu em 1979. Seu legado inspira os amantes da velocidade denominando veículos de alta performance que competiam até com as Ferraris.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


FIATFIAT PULSEU ABARTHABARTHSTELLANTISBELCAR FIAT